BrasilFixoPolítica

Senadores reagem a Barroso e discutem barrar afastamento de Chico Rodrigues

Para os parlamentares, a decisão do ministro seria 'usurpação de poder'. Senadores querem que Conselho de Ética decida o caso.

Senadores de diferentes partidos ouvidos pelo blog reagiram ontem à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso de afastar o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) do mandato. A decisão ainda precisa ser referendada pelo plenário do Senado.

Chico Rodrigues foi alvo de operação da Polícia Federal na quarta-feira (14) em Roraima, quando foi flagrado em casa com dinheiro na cueca. A operação foi deflagrada para combater um suposto esquema criminoso de desvio de recursos públicos para o combate ao coronavírus em Roraima. Parlamentares criticaram nesta quinta-feira (15) em grupo de WhatsApp a decisão do ministro do STF pelo afastamento, segundo relatos. Eles discutem barrar a decisão do ministro. Entre as mensagens apresentadas no grupo, senadores foram praticamente na mesma linha: de que o caso do senador Chico Rodrigues precisa ser decidido pelo Conselho de Ética, e que o Senado não dará espaço à sobreposição de poderes. Barroso determina que senador Chico Rodrigues seja afastado do mandato por 90 dias Barroso determina que senador Chico Rodrigues seja afastado do mandato por 90 dias.

Chico Rodrigues foi alvo de operação da PF em Roraima e tentou esconder dinheiro na cueca — Foto: GloboNews

Para senadores, a decisão de Barroso seria “usurpação de poder”, quando um dos poderes invade a competência do outro. Além disso, os parlamentares dizem que o mandato popular não “deve depender do humor” de qualquer ministro. Por isso, o Senado quer que o Conselho de Ética da Casa discuta o caso. No entanto, senadores, de forma reservada, não garantem que o caso no conselho terá desdobramento imediato. Nas palavras de um líder, “vai depender do processo” envolvendo Chico Rodrigues na Justiça.

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo