Destaques

Índios de MS dizem que Médicos Sem Fronteiras foram impedidos de atuar no combate à Covid-19

Distrito Sanitário Indígena ainda não respondeu sobre o caso.

Lideranças indígenas de aldeias terena, localizadas no município de Aquidauana, dizem que uma equipe dos Médicos Sem Fronteiras está impedida de entrar nas comunidades para atuar no combate à Covid-19.

“Nossos parentes estão morrendo”, disse o professor Alcenir, explicando que os indígenas precisam do atendimento da organização humanitária. Segundo ele, os profissionais de saúde não podem entrar porque o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) não permite.

Ele explica ainda que até alguns meses atrás havia apenas um médico para cuidar de uma população indígena de cerca de 11,6 mil pessoas. A prefeitura de Aquidauana chegou a designar equipes para uma força-tarefa junto aos índios da região e decretou lockdown.

O Distrito Sanitário Indígena ainda não se pronunciou sobre o caso à reportagem, que também aguarda mais detalhes dos Médicos Sem Fronteiras, sobre a situação.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Aquidauana tem 1.138 casos de Covid-19.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo