BrasilFixoPolítica

‘A gente não tolera desvio de nem um centavo da educação brasileira’, diz ministro

Victor Godoy falou à Record News sobre denúncia de propina no MEC durante a gestão de Milton Ribeiro

O ministro da Educação, Victor Godoy, reiterou em entrevista à Record News, que, se alguma irregularidade for identificada na pasta, o responsável será punido exemplarmente. Ele respondia a uma pergunta sobre nova denúncia que envolve a atuação de dois pastores no Ministério da Educação (MEC) sob a gestão de Milton Ribeiro que supostamente pediam propina a prefeitos em troca da liberação de recursos da pasta aos municípios.

“Os fatos que estão sendo denunciados estão sendo apurados. Eu, como ministro da Educação, estou contribuindo com todas as investigações. Assim que assumi, imediatamente solicitei ao presidente do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] a suspensão de todos os repasses aos municípios citados. E essa recente declaração não diverge muito do que havia sido denunciado. Até o momento não se comprovou nenhum fato concreto de corrupção”, disse.

O ministro se refere às novas denúncias, divulgadas por um jornal, de que o ex-ministro Milton Ribeiro teria dado aval para contratos negociados em troca de propina pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. O acordo previa propina de R$ 5 milhões, e o valor seria transportado em uma caminhonete.

Godoy afirmou que, até o momento, não há nada de concreto em relação às denúncias. “A investigação está correndo. A gente tem uma postura muito séria em relação a isso. Se houver comprovação de qualquer irregularidade, quem cometeu tem que ser punido exemplarmente. A gente não tolera o desvio de nem um centavo da educação brasileira”, afirmou o ministro.

Em junho, o Ministério Público Federal (MPF) disse que via indícios de que o ex-ministro Milton Ribeiro apoiava a participação indevida de pastores dentro do MEC. O ex-ministro sempre negou as acusações. O pastor Gilmar também falou sobre o caso após ser preso, frisando que é inocente e que a prisão foi ilegal.

Educação na pandemia
Em entrevista à TV Record, o ministro Victor Godoy ainda falou sobre as ações do governo no sentido de mitigar as perdas educacionais geradas pela pandemia da Covid-19. De acordo com ele, a pandemia mostrou a importância de dar aos professores ferramentas educacionais digitais, com potencial de acelerar a aprendizagem.

Godoy frisou que a chegada da tecnologia 5G às escolas amplia a conectividade e o tempo de resposta da internet. “Isso permite uma melhor experiência do aluno”, afirmou. O ministro ainda falou sobre a importância da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, instituída por decreto em maio deste ano.

fonte:R7

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo