DestaquesEsporteFutebolInternacional

Desempate em finais e outro patamar internacional: o peso da Recopa para história do Flamengo

Final com Del Valle será a 11ª além das fronteiras e Rubro-Negro tem igualdade de títulos e vice. Clube nunca foi campeão em dois anos seguidos e busca festa inédita no Maracanã

Prestígio, valorização da marca e respeito. Um título internacional agrega tudo isso. E o Flamengo começa no Equador a busca pelo sexto em sua história. Para um clube que vive “outro patamar”, a Recopa tem peso ainda maior para estabelecer novos parâmetros além das fronteiras nacionais.

O duelo com lndependiente Del Valle, quarta-feira, às 22h30 (de Brasília), no estádio Atahualpa, em Quito, dará início a 11ª decisão internacional do Rubro-Negro. Até aqui, foram cinco vices e cinco títulos, que o colocam na modesta sétima colocação no ranking de brasileiros que foram campeões em competições continentais ou mundiais.

Brasileiros com mais títulos internacionais

 

São Paulo – 12

Santos – 8

Inter – 7

Cruzeiro – 7

Grêmio – 6

Flamengo – 5

O São Paulo, com 12, lidera com folga a lista país. No cenário mundial, o papa-títulos disparado é o Real Madrid, que chegou aos 26 nos últimos anos e abriu vantagem em uma disputa que já foi pau a pau entre Boca e Milan.

 

O histórico do Flamengo em disputas internacionais conta com títulos do Mundial (81), Libertadores (81 e 2019), Mercosul (99) e Copa Ouro (96). Já os reveses em finais aconteceram na Supercopa (93 e 95), Mercosul (2001), Sul-Americana (2017) e Mundial (2019).

 

Maiores campeões internacionais no mundo

 

Real Madrid (Espanha) – 26

Al-Ahly (Egito) – 20

Boca Juniors (Argentina) – 18

Independiente (Argentina) – 18

Milan (Itália) – 18

* O Flamengo está em 40º, empatado em cinco com Anderlecht (Bélgica), Monterrey (México), Valencia (Espanha), Vélez (Argentina) e Wyad Casablanca (Marrocos)

 

Há ainda curiosidades que ligam alertas importantes para o confronto com o Del Valle, atual campeão da Sul-Americana. Dos cinco vices, o 1 a 0 para o Liverpool foi o único com derrota – o que ressalta a importância de um bom resultado no jogo de ida.

 

Além disso, o Flamengo nunca levantou um troféu internacional no Maracanã. Foram duas oportunidades, ambas com festa dos argentinos xarás dos equatorianos: o Independiente.

 

Com Zico, Nunes, Sávio, Lê e Gabigol no hall de heróis de conquistas internacionais, o Flamengo encara o Del Valle para tornar mais comum que o grito de campeão ganhe sotaque. A finalíssima acontece dia 26, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

 

Relembre as decisões do Flamengo:

Flamengo 2 x 0 Cobreloa – Libertadores 81

Depois de um 2 a 1 no Maracanã e um polêmico 1 a 0 em Santiago, com direito a pedrada dentro de campo, o Flamengo decidiu a Libertadores de 81 contra o Cobreloa em campo neutro. Montevidéu foi à escolha da Conmebol, e dois gols de Zico garantiram a taça.

 

Em 1981, Flamengo conquista a Taça Libertadores na partida contra o Cobreloa

 

Flamengo 3 x 0 Liverpool – Mundial 81

Um primeiro tempo de manual, ingleses na roda e o mundo rubro-negro. Com dois gols de Nunes e um de Adílio nos 45 minutos iniciais, o Flamengo despachou o campeão europeu. Zico foi eleito o melhor da partida.

 

São Paulo 2 x 2 Flamengo – Supercopa 93

Doze anos depois, o Flamengo decidia uma competição internacional e tinha pela frente o super São Paulo de Telê Santana, atual bi da Libertadores. Após 2 a 2 no Rio, a decisão foi para o Morumbi.

 

Com um ataque formado por Casagrande e Renato Gaúcho, o Flamengo buscou um novo empate por 2 a 2, gols de Renato e Marquinhos, mas sucumbiu na disputa por pênaltis. Um jovem Marcelinho Carioca cobrou na trave a única cobrança desperdiçada da série.

 

Em 1993, São Paulo vence Flamengo, nos pênaltis, e é campão da Supercopa

 

Flamengo 1 x 0 Independiente – Supercopa 95

Maracanã abarrotado, expectativa pelo tão esperado título no ano do centenário e Romário em campo. Depois do 2 x 0 em Avellaneda, o Flamengo precisava reverter a vantagem dos Rojos e não conseguiu.

 

O Baixinho até fez 1 a 0, o Flamengo pressionou, mas o maior campeão da Libertadores fez a festa no Maracanã.

Flamengo 3 x 1 São Paulo – Copa Ouro de 96

Certamente o menos badalado e lembrado dos títulos importantes do Flamengo. O 3 a 1 sobre o São Paulo, em Manaus, garantiu, 15 anos depois, o terceiro título internacional oficial do clube.

 

Em 1996, Flamengo vence o São Paulo por 3 a 1 pela final da Copa de Ouro de Futebol

 

A Copa Ouro era composta por vencedores da Libertadores (Grêmio), Conmebol (Rosário Central), Copa Master (São Paulo) e Supercopa. O Flamengo herdou a vaga do Independiente, que abriu mão, e venceu Rosário e São Paulo para levantar o troféu.

 

Palmeiras 3 x 3 Flamengo – Mercosul 1999

Assim como em 93 na Supercopa, o Flamengo tinha pela frente na decisão um brasileiro atual campeão da Libertadores. E mesmo com um time de garotos não se intimidou.

 

No Maracanã, vitória por 4 a 3 com direito a gol do jovem zagueiro Juan. Em São Paulo, o 3 a 2 levava a decisão para o terceiro jogo, mas o herói improvável Lê fez o gol do título.

San Lorenzo 1 x 1 Flamengo – Mercosul 2001

Em uma Argentina caótica, o Flamengo decidiu em 2002 a final da Mercosul de 2001. Após 0 a 0 no Maracanã, a partida de volta foi adiada devido a protestos políticos em Buenos Aires. Pior para o Rubro-Negro.

Relembre a final da Mercosul de 2001 entre Flamengo e San Lorenzo

 

Com a virada do ano, nomes importantes, como Petkovic, ficaram sem contrato e um time jovem foi ao Novo Gasômetro. O empate levou a disputa aos pênaltis, Roma perdeu nas alternadas, e o Cuervo foi campeão.

 

Flamengo 1 x 1 Independiente – Sul-Americana 2017

Flamengo e Independiente repetiram o cenário caótico de 1995 para mais uma decisão continental entre gigantes. Desta vez, com atos de selvageria fora do Maracanã.

 

Em vantagem pelo 2 a 1 em Avellaneda, o Rey de Copas segurou a pressão no Rio e foi campeão mais uma vez no Maracanã. Paquetá abriu o placar, mas Barcos, de pênalti, decretou o título rojo.

 

Flamengo 2 x 1 River Plate – Libertadores de 2019

A mais emocionante das decisões. E com final feliz para os rubro-negros. Os dois gols nos minutos finais em Lima colocaram Gabigol na história e soltaram um grito entalado há 38 anos na garganta dos torcedores.

 

A primeira final única da história da Libertadores levou mais de 20 mil flamenguistas ao Peru. O título contra o atual campeão foi redentor e encerrou um jejum internacional de 20 anos.

 

Liverpool 1 x 0 Flamengo – Mundial 2019

A única derrota em jogo final do Flamengo em uma disputa internacional. E na prorrogação. O gol de Firmino já no tempo extra impediu o bi em Doha.

 

Fonte Globoesportes.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo