Destaques

Nascido em MS, ‘Baby’ é conhecido na família pela dedicação: ‘Sempre foi muito competitivo’

Medalhista olímpico de bronze na categoria acima de 100 kg em Londres 2012 e no Rio 2016, Rafael Silva entra no tatame nesta quinta. 'Deve ser minha última Olimpíada, e estou ansioso para um bom resultado', disse o atleta.

Nascido em Campo Grande (MS), o judoca Rafael Silva, o “baby”, sempre foi conhecido na família pela dedicação, principalmente ao esporte que o consagrou. Medalhista olímpico na categoria acima de 100 kg em Londres 2012 e no Rio 2016, o atleta, que estreia nesta quinta-feira (29) nas Olimpíadas de Tóquio, Baby é o orgulho da esposa, Bruna e também da tia, Eliana, que acompanhou o crescimento dele.

Ainda criança, Baby se mudou de Mato Grosso do Sul para o Paraná, onde ficou bastante sob os cuidados da tia. Ela conta que a família é grande e sempre admirou o atleta, que se destacou pela firmeza em que encarava os compromissos. “Ele se prepara demais para as competições desde pequeno, é muito empenhado e competitivo, gosta de ganhar em qualquer jogo que seja”, brinca Eliana.

Rafael começou no karatê por influência do avô e, pouco depois, migrou para o judô, onde se encontrou. Tímido, é no tatame que ele fala mais. Ou, talvez, dentro de casa. “Quem conhece ele um pouco mais sabe que ele é brincalhão, mas quando não tem muita intimidade, fica na dele, mais tranquilo”, confirma a esposa, Bruna Luísa Gonçalves.

Atualmente, o casal mora em São Paulo. Bruna conta que, quando não está competindo, o judoca gosta de curtir a tranquilidade da vida rural e cuidar dos bichos, como as éguas que possuem em uma fazenda.

Os familiares, agora, esperam por uma nova medalha, após os dois bronzes conquistados nas Olimpíadas anteriores. “Vamos torcer, apoiar, mandar boas energias para dar tudo certo”, pede Bruna. “Ele merece a conquista, o nome dele é dedicação”, finaliza a tia Eliana.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo